DICA POLI OESTE - FEVEREIRO

DICA POLI OESTE - FEVEREIRO

Manejos que aumentam o consumo de matéria seca das vacas leiteiras e consequentemente, a produtividade de leite

Por Rogério Basso, Nutricionista da Poli Oeste

Existe um ditado popular que retrata muito bem a realidade nas fazendas de vacas leiteiras: “o leite entra pela boca da vaca”, ou seja, quanto maior a ingestão de matéria seca, mais leite o animal poderá produzir. E para que isso seja possível, existem alguns manejos importantes que se destacam na produtividade de leite.

Separamos abaixo, os principais e de maior impacto no resultado. Confira:

· Conforto térmico
Disponibilize aos animais o máximo de conforto térmico, com sistemas de refrigeração, que possibilite a baixa da temperatura corporal, afinal, vacas sob estresse calórico diminuem em até 20% a ingestão de matéria seca.

· Espaço do cocho
O ideal é ter um espaçamento de cocho adequado, com no mínimo 60 cm de distância, por vaca, e de fácil acesso.

· Dieta balanceada
Oferte aos animais uma dieta balanceada em nutrientes, com fibra fisicamente efetiva e teor de umidade que facilite o consumo. Busque alimentos bem conservados e livres ao máximo de micotoxinas.
Após o preparo, dê uma atenção especial para que a mistura não esquente durante a permanência no cocho e cause sua deterioração.

· Disponibilidade de alimento 24h por dia
Garanta a disponibilidade do alimento durante todo o dia, ou seja, ao longo das 24 horas, por meio de uma distribuição uniforme, em toda a extensão do cocho, com aproximações da dieta (aproximar o trato) constantes em horários do dia definidos.
A sobra de cocho deve ficar entre 3 a 5% do oferecido, para regular a quantidade na próxima oferta, lembrando de realizar limpeza do cocho antes da descarga da nova dieta.

Há vários outros manejos que são intrínsecos a cada fazenda leiteira e, o acompanhamento de técnicos devidamente capacitados pode observar estas oportunidades e recomendar ações para maximizar o consumo de matéria seca dos animais, melhorando o seu desempenho produtivo.

Quer saber mais sobre o assunto ou precisa de um suporte voltado à nutrição e desempenho produtivo do animal, entre em contato com a gente.

Proibida a reprodução integral ou parcial desta matéria, sem autorização prévia. Poli Oeste. Edição - Fevereiro 2024