DICA POLI OESTE - MAIO

DICA POLI OESTE - MAIO

O bem-estar animal direcionado ao aumento de produção e ganho financeiro

Por Miguel Ribeiro da Silva, Técnico em Agropecuária na Poli Oeste e acadêmico de Medicina Veterinária

Os novos perfis de consumidores têm aumentado a demanda por produtos de maior qualidade e, na produção de leite e carne, não é diferente. A cada dia aumenta a busca por alimentos produzidos de forma sustentável e respeitando o bem-estar dos animais, e com esta evolução surgem os questionamentos: mas afinal, o que é o bem-estar na produção? E como nós, produtores e técnicos envolvidos na cadeia produtiva, podemos aplicar estas práticas nas fazendas? E quando falamos em termos de produtividade, existe viabilidade em investir em conforto e bem-estar dos animais?

De acordo com pesquisas, a aplicação de manejos racionais que proporcionem o bem-estar do animal, torna-se viável. E você, sabe quais são as 5 liberdades do bem-estar do animal?

Definidas em 1993, pelo Comitê do Bem-estar animal, as 05 liberdades são divididas em: 

1. Liberdade fisiológica: ausência de fome e sede
Para que tenham a liberdade fisiológica assegurada, os animais devem ter acesso a uma dieta balanceada, além de quantidade e qualidade suficientes que permitam o consumo dos nutrientes necessários para suprir as exigências nutricionais de mantença, crescimento, produção e reprodução.

Outro fator de extrema importância é a disponibilidade de água em quantidade e qualidade adequada, desta forma é importante que a água esteja sempre limpa, fresca e em abundância.

2. Liberdade sanitária: livre de enfermidades
Ter medidas de contenção de doenças no rebanho é um ponto importante para garantir o bem-estar dos animais. Por isso, é importante adotar práticas sanitárias como o calendário de vacinação, além do combate a Endo e Ectoparasitas, além de manter limpas as instalações, aumentando assim o conforto dos animais.

Animais doentes direcionam energia e nutrientes para o combate das enfermidades, ocasionando, por vezes, a morte dos animais e perdas a produção. Por isso, é importante monitorar o rebanho fazendo diagnósticos precoces de enfermidades, impedindo sua disseminação e se necessário realizar tratamentos de forma adequada.

3. Liberdade comportamental: livre para expressar o seu comportamento normal
Os ruminantes passam parte do dia se alimentado, parte em ócio e ruminando. Para que isso ocorra de forma natural, é fundamental ter um ambiente confortável, com espaço suficiente de cama, com condições de higiene e conforto térmico.

4. Liberdade psicológica: ausência de medo e ansiedade
A falta destes fatores causa estresse e impacta diretamente no bem-estar dos animais. É perceptível na produção, por exemplo: as vacas conduzidas com mais calma e tranquilidade tendem a produzir mais leite.

5. Liberdade ambiental: edificações adaptadas
Independente do sistema de criação, é importante optar por instalações que sejam capazes de proporcionar conforto aos animais. Isso inclui espaço suficiente de  comedouros e bebedouros, área de sombra em sistemas a pasto, número adequado de baias em sistemas de free stall, área de cama disponível em sistemas de compost barn. Ou seja, as instalações devem ser adaptadas ao tamanho do rebanho para proporcionar conforto e reduzir competição entre os animais, além de otimizar consumo.

Para facilitar, separamos alguns indicadores da falta de bem-estar no animal:
• Medida de tempo que as vacas ficam em pé
• Medidas de claudicação (aprumos)
• Medidas de lesões de jarretes
• Sujidade dos animas
• Baixo consumo de alimento e Água
• Alta Incidência de doenças, entre outros

O bem-estar de animais de produção, além de ser uma demanda crescente entre os consumidores, é uma prática que com baixo custo, que pode melhorar, significativamente, as condições para quem trabalha com os animais, e também a produtividade do rebanho.

Com medidas simples, é possível observar o comportamento dos animais e estabelecer parâmetros para tomada de decisão, buscando por melhorias no sistema de produção, aumentando o conforto e bem-estar, que reflete diretamente na saúde e produtividade dos animais e consequentemente no ganho financeiro.

Para saber mais sobre bem-estar animal, entre em contato com nossa equipe.

Proibida a reprodução integral ou parcial desta matéria, sem autorização prévia. Poli Oeste. Edição - Maio 2024