AGRO MAIS 2025

AGRO MAIS 2025

Poli Oeste inova, promovendo encontro de grandes nomes do agronegócio no Agro+ 2025

    O mundo evoluí e com ele chegam as novas tecnologias e técnicas que podemos aplicar no nosso dia a dia para obter os melhores resultados no campo, foi com este pensamento que a Poli Oeste, na última terça-feira, 18, reuniu cerca de 300 produtores rurais e técnicos do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, em São Miguel do Oeste, para a realização do primeiro Agro+ 2025, com o conceito Conectando o Futuro do Agronegócio.

   Segundo Leandro Schoeninger, um dos Diretores e proprietários da Poli Oeste, “com certeza, o propósito do evento foi atingido com muito sucesso. Os feedbacks que recebemos nos bastidores foram muito bons. Acho que estamos no caminho certo, afinal, a nossa missão realmente é contribuir com informações coerentes e de qualidade, para que todo mundo que tenha acesso a elas, consiga usar no seu dia a dia na tomada de decisões, para que todo mundo possa colher os resultados disso tudo, juntos“.

   O evento que, em sua primeira edição já reuniu nomes como o do Dr. Antônio Cabrera, ex ministro da Agricultura, contou com o apoio da Polinutri, Kemin e Schils, marcas parceiras da Poli Oeste, que acreditam na promoção do conhecimento em prol do desenvolvimento sustentável.

   Representando os apoiadores, Alexandre Siqueira, Gerente Nacional para ruminantes da Polinutri, ressaltou que “o evento foi muito bom! Trouxe produtores e técnicos importantes da região e, para nós, como empresa, é muito importante este trabalho, pois o nosso foco é o compromisso com os resultados”. E, quando questionado sobre os impactos do evento, Alexandre acredita que “fará a diferença em muitas propriedades e é isso que a gente espera dos nossos parceiros, que visam o resultado do produtor, pois entendemos que se o produtor crescer, a gente cresce junto”.

   Ao longo do dia, o evento contou com palestras voltados ao agronegócio, abordando assuntos como o futuro, projeções, cuidados e a importância da gestão e análise de dados para obter resultados efetivos na fazenda e a primeira, se não mais aguardada palestra, foi com o Dr. Antônio Cabrera, Empresário e produtor rural brasileiro, que ganhou destaque como Ministro da Agricultura no governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992), sendo um dos mais jovens a ocupar o cargo.

   Na ocasião, Cabrera falou sobre o Agronegócio: Brasil e Mercado Mundial e reforçou “que ninguém vive sem alimento”, abordando e sugerindo uma mudança de layout, que seria a segurança alimentar, afinal “hoje, o Brasil é o maior fornecedor de comida do planeta e temos um cenário que vai demandar cada vez mais da nossa produção. A palavra agronegócio não expressa tudo que acontece dentro de uma propriedade, desta forma, segurança alimentar significa a garantia de uma gôndula de supermercado devidamente abastecia”.

   Na sequência, ainda sobre o universo agro, tivemos a palestra do professor Felippe Serigatti, que falou mais sobre o que esperar da economia brasileira neste universo. Felippe pode apresentar projeções e oportunidades que o Brasil tem para atender a demanda global de proteína animal até 2035. E, para mostrar a importância da gestão na prática, o empresário Reinaldo Figueiredo, um dos proprietários da Fazenda Figueiredo, que conta com aproximadamente 1.100 vacas em lactação, da raça holandesa. Com a temática  Liderando sua leitaria, contornando obstáculos e aproveitando oportunidades, Reinaldo incentivou o jovem a se manter na propriedade da família, “isso tudo é o seu patrimônio, e as vacas leiteiras são uma ótima oportunidade para se ter ganhos financeiros e, se for trabalhar com gado e genética, você garante uma ótima fonte de renda”.

   Para facilitar a gestão familiar, a Poli Oeste que atuou no desenvolvimento de um aplicativo, abordou o assunto tomada de decisão baseada em dados, com o Sr. Adenilson Sutil, Médico Veterinário da Poli Oeste, “as nossas decisões sempre foram tomadas com base em dados e, este aplicativo vem ao encontro da nossa necessidade  do Agro, em compreender as ações em tempo real. Atualmente contamos com 80% da nossa carteira de clientes cadastrados, um total de 14,5 mil animais em lactação, que geram uma média de 33.5L vaca/dia.

   Fechando o evento, o Sr. Fernando Schoeninger, um dos Diretores e Proprietários da Poli Oeste, falou sobre a Cadeia Brasileira do Leite, reforçando que “a cadeia de produção do leite no Brasil está passando por uma grande transformação que iniciou nos últimos 10 anos e deve continuar ocorrendo nos próximos”. Ainda, segundo ele, “Não apenas nós, como empresas privadas, mas o poder público, as indústrias, os parceiros, fornecedores de insumos e os produtores, todos tem um papel de extrema importância na melhoria e desenvolvimento do setor. Quando a gente conseguir tornar essa relação mais saudável, no médio e longo prazo, vamos conseguir construir algo mais estruturado e mais aceleirado, buscando um bem comum e do desenvolvimento da área como um todo”.

   Um sucesso! Fechamos o nosso primeiro Agro+ 2025, com chave de ouro, muitas informações e conhecimento adquirido e, mais do que isso, relacionamentos criados.

   Para o Sr. Renato Rossi, Gerente comercial, na Poli Oeste, “o Agro+ 2025 cumpriu com o seu objetivo genuíno de compartilhar conhecimento e já estamos na organização para o Agro+ 2026. Em nome da empresa, quero agradecer todos os nossos parceiros, que apoiaram e colaboraram para que este evento se tornasse real, que possamos cada vez mais, compartilhar informações para que o produtor, da melhor maneira possível, torne a sua atividade cada vez mais sustentável”.

   Queremos agradecer a participação de todos e esperamos ter agregado algo em cada um de vocês. Afinal, para mudar o mundo, cada um de nós só precisa mudar um pouco a cada dia. Esperamos vocês no Agro+ 2026!