DICA POLI OESTE - DEZEMBRO
A QUARTA GERAÇÃO DE GORDURAS APLICADA À NUTRIÇÃO DE VACAS LEITEIRAS E SEUS BENEFÍCIOS AO PRODUTOR
Por Cristiano Panis, Médico Veterinário e Nutricionista Poli Oeste.
Como é de conhecimento dos produtores, as vacas leiteiras têm variações na demanda energética da sua dieta, o que pode gerar picos dependendo da situação do animal, seja ela em regime de pastejo, estresse térmico, alta produção de leite, pós-parto, dentre outros.
Uma das principais ferramentas para o aumento da densidade energética em sua dieta, sem depressão do consumo alimentar, está no uso da gordura hidrogenada na alimentação.
A suplementação de gorduras é a melhor prática para elevar a densidade energética por meio da nutrição animal, ela pode ser feita com plantas oleaginosas, como o caroço de algodão, chamados de primeira geração, através de sabões de cálcio, conhecidas como gordura protegidas ou de segunda geração, e por fim, as gorduras hidrogenadas ou terceira geração.
As gorduras de terceira geração permitem uma maior inclusão na dieta sem limitar o consumo, contribuindo para o aumento de produção e dos níveis de gordura de leite, promovendo um efeito positivo na saúde e reprodução das vacas.
Além das três gerações acima, a Polinutri lançou a Master Fat, uma gordura hidrogenada de quarta geração, que revoluciona a produção leiteira, otimizando a saúde do rebanho e aumentando a sua lucratividade. Esta nova gordura equilibra o ácido palmítico (C16:0) e o ácido oleico (C18:1), para obter benefícios sinérgicos, pois promove uma melhora na produção de leite, além do aumento na ingestão de matéria seca das vacas e melhora da qualidade dos folículos e desenvolvimento embrionário, principalmente nos momentos com maior desfio.
Se você deseja mais informações sobre o Master Fat ou então, quer saber como inserir ele na nutrição do seu rebanho, entrem em contato com a nossa equipe e solicite uma visita técnica.
Proibida a reprodução integral ou parcial desta matéria, sem autorização prévia. Poli Oeste. Edição - Dezembro 2024