DICA POLI OESTE - JANEIRO

DICA POLI OESTE - JANEIRO

Como melhorar o desempenho das vacas de leite em altas temperaturas

Por Adenilson Sutil, Médico Veterinário e Especialista em produção leiteira na Poli Oeste

As vacas leiteiras têm muita dificuldade em manter a temperatura corporal estável, em condições adversas de ambiente, principalmente quando a temperatura ambiente e umidade do ar estiverem altas. Como essas duas combinações, faz-se necessário utilizarmos medidas eficazes e economicamente viáveis para que possamos melhorar o desempenho animal. O verão 2023/2024 tem sido de altas temperaturas e para evitar o estresse calórico nas vacas leiteiras, temos algumas alternativas, dentre elas, a climatização dos galpões, ou então, a construção de túneis de vento nas salas de espera e nas pistas de alimentação, sendo esta, uma alternativa que causa impactos positivos na saúde, reprodução, consumo dos alimentos e no faturamento da fazenda leiteira. 

É de extrema importância o planejamento e bom dimensionamento das estruturas e equipamentos, para que o resultado do resfriamento seja satisfatório tecnicamente.

As fazendas que conseguem fazer um resfriamento adequado nos animais obtêm melhores taxas de prenhes nas vacas de produção, melhores médias de produção de leite e os animais ficam menos doentes quando comparados a animais que não recebem resfriamento. Portanto, a atividade em questão fica mais rentável. 

Como a atividade leiteira tem passado por situações difíceis na ordem econômica, essa possibilidade de resfriar os animais é de suma importância e precisa ser implementada com urgência, e com auxílio técnico responsável, para que o projeto tenha eficiência e torne-se viável.

Quer saber mais sobre o assunto ou precisa de suporte para o planejamento e melhoramento da sua fazenda, entre em contato com a gente e agende uma visita técnica.

Proibida a reprodução integral ou parcial desta matéria, sem autorização prévia. Poli Oeste. Edição - Janeiro 2024