DICA POLI OESTE - OUTUBRO
TENDÊNCIAS DO MERCADO DE CARNE E LEITE NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO PARA O PAÍS
Por Renato Rossi, Técnico em Agropecuária, com especialização em Pecuária Leiteira e Gerente Comercial da Poli Oeste.
Em 2023, o Agronegócio brasileiro contribuiu com 24,1% do PIB, gerando 20% dos empregos e sendo o responsável direto por 49% das exportações do país, o que fortace ainda mais a sua importância.
Destaque como maior produtor de carne bovina, o Brasil possui um rebanho estimado em 202 milhões cabeças de gado e, em 2023, foram abatidas cerca de 42 milhões de cabeças, resultando na produção de cerca de 10,7 mil toneladas de carne, das quais, 70% foram consumidas no mercado interno.
Sabemos que o momento atual é bastante desafiador, porém, há expectativas de que, a partir do segundo semestre de 2025, o preço do boi volte a níveis semelhantes aos de 2021. E para isso, precisamos estar preparados com os nossos rebanhos, investindo em uma nutrição adequada, visando maior desempenho e bem-estar do animal.
No mercado de leite, a tendência é de manutenção dos preços para a primeira quinzena de agosto, influenciada pela alta do dólar, dificuldades na importação e baixa qualidade das pastagens de inverno. No entanto, o mercado ainda é incerto e precisamos identificar os gargalos de produtividade, aumentando assim a eficiência e reduzindo os custos de produção.
Para isso, dispomos de um processo de planejamento personalizado as necessidades de cada cliente, orientando e definindo metas que, além de focar na qualidade de vida do animal, visam maior rentabilidade ao produtor.
No que diz respeito aos derivados de leite, é necessário incentivar o consumo de produtos de maior valor agregado, como queijos e iogurtes, buscando um aumento no consumo, que na última década estagnou em torno de 180 litros per capita por ano.
O último Censo Agropecuário, de 2017, revelou que 7,5% dos produtores são responsáveis por 53,6% do leite produzido no Brasil. A manutenção dos produtores no campo está diretamente ligada à eficiência da atividade, uma vez que, a cada ano, o número de produtores diminui e a produção se intensifica.
A Poli Oeste é uma empresa verdadeiramente comprometida com as pessoas, os animais e o meio ambiente, por isso, mais do que comercializar produtos e serviços, entendemos que os bons resultados são frutos de uma parceria duradoura.
Se você produtor, quer saber mais sobre o mercado e como melhorar o desempenho da sua fazenda, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.
Fonte: Milk Point Mercado e FGV Agro
Proibida a reprodução integral ou parcial desta matéria, sem autorização prévia. Poli Oeste. Edição - Outubro 2024