Manejo de cocho
IMPACTOS DO MANEJO DO COCHO NO DESEMPENHO DAS VACAS LEITEIRAS.
Por Cristiano Panis, Nutricionista da Poli Oeste.
Um dos aspectos mais significantes para o desempenho de um animal é a nutrição, e aumentar o consumo de matéria seca, no caso das vacas de leite, é imprescindível para se obter uma maior eficiência produtiva da vaca, bem como, os lucros da fazenda. Desta forma, além de oferecer alimentos de alto valor nutritivo e qualidade, o ambiente em que ele é proporcionado, interfere no seu consumo, por isso o manejo e cuidados com o cocho são tão importantes.
O espaço do cocho deve proporcionar o conforto necessário ao consumo do alimento, isso vale não apenas para animais em confinamento, mas também para suplementações no período de inverno.
O tamanho do cocho, determinará o nível de competição entre os animais, influenciando nos hábitos alimentares e consumo de alimentos. Consideramos um bom espaço de cocho (> 70 cm) para reduzir as disputas entre as vacas.
Quando lote único (primíparas e multíparas juntas), o ideal é aumentar esse espaço para >100 cm. Com o espaço certo, conseguimos o consumo ideal para uma boa produção de leite.
Além disso, um bom manejo de cocho é fundamental para maximizar o consumo de matéria seca. Para isso, precisamos observar três pontos:
1. Qualidade da mistura do alimento fornecido
Precisamos observar se a dieta oferecida está parecida com dieta formulada.
2. Manejo de sobras
É necessário sempre manter alimento disponível no cocho, com sobra entre 3 e 5% do oferecido. Além disso, avalie a qualidade desta sobra, pois ela pode estar relacionada com a seleção de alimentos feita pelos animais.
3. Aproximação do trato
Este ponto está relacionado ao consumo das vacas leiteiras e reflete na produção e composição do leite.
Se você quer saber mais sobre os impactos do manejo do cocho no desempenho das vacas leiteiras? Entre em contato com a gente e solicite a visita de um de nossos técnicos.